O setor busca soluções para enfrentar a crise e entende que esse é o momento de planejar mudanças para modernizar processos e levar inovação para o mercado
A crise causada pela pandemia da Covid-19 colocou o setor de Supply Chain sob novas condições, levando seus novos desafios aos processos de trabalho, com novas demandas surgindo a partir de mudanças no comportamento do consumidor e com os anseios sobre como manter o fornecimento em dia. A tecnologia pode ajudar a trazer respostas para um futuro que não será mais o mesmo.
Crescimento do e-commerce mostra novo comportamentos no setor de vendas
O setor varejista cresceu significativamente durante o mês de abril. Dados reunidos pelo Compre&Confie e divulgados pelo portal E-Commerce Brasil, o e-commerce nacional cresceu 81% durante o mês de abril. Um aumento de R$ 9,4 bilhões com relação ao mesmo mês do ano passado. O isolamentos social é responsável pelo aumento brusco das vendas no comércio online e representa uma mudança no comportamento do consumidor, impactando todo o trabalho das cadeias de suprimentos.
Redefinição de recursos na cadeia de suprimentos
O futuro do setor pode ser redefinido pela digitalização de tarefas. Durante a pandemia, o fechamento da produção e a redução nos quadros de funcionários em muitos setores mostrou o quanto os processos estão defasados por modelos de trabalhos manuais.
A digitalização tornou-se uma resposta que pode provocar transformações em curto, médio e longo prazo, ajudando varejistas a lidar com aumentos e quedas de demandas repentinas com o uso de ecossistemas inteligentes.
Tecnologia prepara o setor para novas situações de crise
- Robótica: o transporte de mercadorias também pode ser modernizado com a automação dos processos logísticos, tornando-os mais eficientes e confiáveis.
- Inteligência Artificial e Machine Learning: tais recursos possibilitam um controle maior dos processos e das demandas, permitindo que os próprios sistemas gerenciem as mudanças nos envios, disponibilizando informações em tempo real.
- Drones: ainda não existem protocolos que regulamentem o espaço aéreo com planejamentos e rotas de voo para entregas através de drones, mas eles podem passar a fazer parte da rotina do setor de Supply Chain como mais um recurso que impede o contato físico e ajuda a manter os serviços funcionando.
- Blockchain: a confiabilidade das informações, ainda que em contratos firmados à distância, pode ser garantida por tecnologias como o Blockchain, que garantem a transparência das informações e a rastreabilidade dos dados gerados nos processos de trabalho.
A crise mostrou que o futuro do Supply Chain é mais do que a adaptação aos novos tempos. O futuro pode ser determinado pelo próprio setor através do investimento em tecnologias que rompem com modelos arcaicos e que permitem que as empresas possam se prevenir de crises, preparando-se para um mundo que será fisicamente mais distante.
Fonte: News Sap