Um dos compromissos do Portal In Club é apresentar temas sobre gestão, estratégia, assuntos afins e o impacto direto que eles tem nas empresas e nas carreiras dos profissionais que atuam na área de Compras Públicas.
Gestão e estratégia são conceitos bastante amplos, complexos e profundos, que abraçam uma infinidade de assuntos relacionados com a administração de um negócio.
Para estrearmos este conteúdo, ninguém melhor do que Peter Drucker, o mais importante e influente guru da gestão empresarial, reconhecido mundialmente por criar vários conceitos que foram incorporados no dia-dia das empresas.
Com certeza, de uma forma direta ou indireta, os ensinamentos de Drucker estão presentes na empresa onde você trabalha. O ponto-chave da carreira, deste consultor tão especial, que escreveu mais de 30 livros, ao longo de mais de 60 anos de atividade, é a gestão, tanto que ele é chamado de o “ Pai da Gestão”.
Tema do mês: Eficácia na visão de Peter Drucker
“Eficácia se revela crucial para o auto desenvolvimento de uma pessoa, o desenvolvimento da organização e a realização e a viabilidade da sociedade moderna.
O auto desenvolvimento do trabalhador do conhecimento é fundamental para o desenvolvimento da organização, seja uma empresa, uma repartição governamental, um laboratório de pesquisas, um hospital ou qualquer força militar. É o caminho para o desempenho da organização. À medida que os gerentes procuram tornar-se eficazes, estarão elevando o nível de desempenho de toda a organização. Eles elevam a visão das pessoas – dos outros e a sua própria.
A eficácia dos gerentes é nossa maior esperança para tornar a sociedade moderna economicamente produtiva e socialmente viável.” (Fonte: O Gerente Eficaz)
Escute primeiro, fale por último.
“Uma das práticas do Gerente Eficaz é tão importante que vou considerá-la como uma regra: escute primeiro, fale por último.
Gerentes eficazes são muito diferentes em termos de personalidade, pontos fortes, pontos fracos, valores e crenças. Tudo o que tem em comum é fazer as coisas certas acontecerem. Alguns já nascem eficazes. Mas a demanda é alta demais para ser atendida por um talento extraordinário. A eficácia é uma disciplina. E, como qualquer disciplina, a eficácia pode ser aprendida e deve ser aprendida.”
(Fonte: “What makes na Effective Executive” – Harvard Business Review, June 2004)
“Carreiras bem-sucedidas não são planejadas. Elas se desenvolvem quando as pessoas estão preparadas para as oportunidades porque conhecem seus pontos fortes, seus métodos de trabalho e seus valores. Saber qual é o seu lugar pode transformar uma pessoa comum – trabalhadora e competente, mas medíocre – em alguém com um desempenho excepcional.”
(Fonte: “Managing Oneself” – Harvard Business Review, January 2005)
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