No começo da semana, em 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Há muito a celebrar, mas também muito a conquistar.
Não existe uma pesquisa formal a respeito, mas pelo menos 50% ou mais dos profissionais que atuam diretamente na área de Compras e Licitações Públicas são mulheres. Em eventos da área e fóruns de discussões, a presença feminina é marcante e corrobora para esta percepção informal sobre este tema.
São essas mulheres que estão, em conjunto com seus pares, liderando as transformações do Mercado Público, abordando e conduzindo temas significativos para aprimorar a Gestão de Negócios Públicos.
Mais do que nunca, transparência e compliance aliadas ao uso intensivo de soluções tecnológicas como BI (Business Intelligence), TRP (Tender Resource Planning) e AI (Artificial Intelligence), têm se mostrado essenciais nesta jornada rumo a um Mercado Público mais eficiente, integrado e ágil, onde as Licitações Públicas alcancem outro patamar de gestão. Um patamar onde o bem comum (e este envolve a todos os players de um processo licitatório, inclusive o cidadão-usuário) seja plenamente alcançado. Para se usar uma expressão corporativa antiga, mas que merece mais do que nunca ser reabilitada, é preciso estabelecer verdadeiras relações “ganha-ganha” ao longo de todo o processo licitatório.
Se é possível falarmos em “ethos de gênero”, as mulheres são reconhecidamente mais afeitas a estabelecer relações “ganha-ganha”: abertas, altruístas, atentas ao bem-estar geral.
No ambiente corporativo as mulheres quase sempre estão mais conectadas, procurando estabelecer canais de trocas relevantes com suas equipes; são gestoras empáticas e antenadas com as demandas e necessidades de seus clientes.
O pensamento intuitivo e o dedutivo tem a sua devida cota de participação no processo de gestão feminino, fazendo um uso bastante equilibrando dos dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, utilizando de forma inteligente do “ferramental” que cada lobo pode oferecer, quer seja nas atividades operacionais, na gestão estratégica ou no momento da tomada de decisão.
E é justamente com este perfil empático, aberto e atento ao que há de inovador, que as mulheres têm feito o seu melhor, construindo carreiras vencedoras e inspiradoras na área de Compras Públicas, sempre se “auto-desafiando” em busca do melhor. E por melhor entenda-se em desenvolver estratégias vencedoras que agreguem valor real e significância a vida como um todo, quer seja ela no âmbito pessoal ou profissional.
Sucesso para todas as profissionais incríveis que estão transformando o Mercado Público!
Equipe IN CLUB