Afinal o que faz um profissional se destacar no nervoso e agitado mercado de Compras Públicas? Qual o perfil ideal para quem quer fazer uma carreira nesta área?
Especialistas em RH são unânimes em afirmar que o profissional valorizado pelo mercado é aquele que reúne alguns atributos essenciais como: conhecimento técnico e específico de sua área de atuação, pró-atividade, liderança, visão sistêmica e integrada da empresa, flexibilidade, capacidade de trabalhar em equipe, domínio das ferramentas de comunicação, criatividade e, acima de tudo, ser capaz de entregar “valor” para a empresa no qual trabalha.
Mas o que entendemos por “valor” na área de Compras Públicas?
Para contextualizarmos este termo “valor”, precisamos antes de tudo, conhecermos uma pouco sobre a importância e a evolução da área nos últimos anos.
“A partir da evolução que tivemos em meados dos anos 90 (com a estruturação das licitações e a transição tecnológica que a internet proporcionou ao nosso mercado), o profissional de licitações foi levado a buscar novos conhecimentos dentro da própria companhia, na área de marketing, fiscal, logística e regulatória, de forma que ele pudesse ser um replicador de conhecimento”, afirma Nerli Masson, que desde 2005 atua na área, aonde vem construindo uma carreira de reconhecido sucesso. Nerli, é Gerente de Licitações Públicas na biofarmacêutica , AstraZeneca.
Ao se tornar um “replicador de conhecimento”, e, diga-se de passagem, um conhecimento específico e de alta complexidade, como é a licitação pública no Brasil, este profissional mudou seu patamar de atuação e ainda continua mudando; de funções exclusivamente operacionais e burocráticas, aos poucos foi assumindo o perfil de gestor, ampliando suas oportunidades de reconhecimento e ascensão profissional dentro das empresas.
A capacidade de entrega de valor e resultados de um profissional de Compras Públicas, independente de sua função hierárquica; está diretamente relacionada com o “valor” que a área de Licitações Governamentais tem dentro da empresa. Ou seja, quanto mais as empresas reconhecem o potencial e as oportunidades que estão disponíveis no mercado público, maior a valorização e investimento nas carreiras de profissionais que atuam na área.
É um círculo virtuoso que se estabelece dentro das empresas que atuam na área de Compras Públicas e reconhecem a sua importância estratégica nos seus balanços e resultados anuais. Neste círculo, os profissionais são instigados a se tornarem gestores de negócio, interagindo de forma integrada com todas as áreas da empresa.
O profissional de “valor” na área de Compras Públicas tem uma função integradora, fundamental para a boa gestão do negócio. É preciso ter conhecimento profundo das legislações específicas, se manter atualizado e conectado com a legislação federal, estadual e municipal, no que diz respeito às Licitações Públicas.
Além dos processos e aspectos regulatórios, é preciso se informar sobre o portfólio de produtos disponíveis para licitação, quais são seus diferenciais competitivos x concorrência, qual o posicionamento estratégico da empresa para cada segmento de mercado, qual a sua política de preços, vendas e distribuição para o mercado público.
Na cadeia de geração de “valor” deste profissional, as interfaces com as áreas de Compras e Supply Chain/Logística são vitais. Por quê? É preciso entender com clareza os processos internos que fazem com que determinado produto esteja ou não disponível para atender a uma determinada demanda licitatória.
A equipe de vendas (direta ou indireta) é parceira histórica da área de Compras Públicas: análise de demanda, estimativa de volumes, valores e empenho estão entre os “n” indicadores com os quais estes times lidam diariamente no processo de geração de “valor”.
Permeando toda a empresa e as áreas de interface aqui apontadas está a informação. A matéria prima essencial com o qual o profissional de Compras Públicas interage todos os dias. Ao expandir a sua capacidade de análise e gestão estratégica das informações disponíveis, ele se torna um profissional mais completo: integrador, ”replicador de conhecimento”, mas acima de tudo um “entregador de valor”, o atributo mais valorizado pelas empresas e responsável por dinamizar e alavancar carreiras.
Acesse Ponto de Vista e conheça em detalhes, a opinião de Nerli Masson sobre este assunto.
1 Comentário
Muito matéria ! A cada dia mais o profissional de licitações vem tomando proporções signifativas dentro das companhias agregando conhecimentos especificos e qualitativos. Felicito-me a esta expansão deste profissioal nos tempos atuais, onde o papel de administrador de documentos do passado hoje esta sendo visto como profissional que integra áreas e gera inteligência de negócio.
Att.,
Alessandra Cabral
Astellas Farma Brasil