O Vendor Managed Inventory (VMI) ou estoque gerenciado pelo fornecedor. A solução tem como objetivo trazer o equilíbrio entre armazenagem e consumo de produtos.
Em linhas gerais, com o VMI o fornecedor tem acesso a dados relativos à movimentação do estoque do estabelecimento e assume, ele próprio, o compromisso sobre os reabastecimentos. A partir da análise e do acompanhamento desses indicadores, fornecedor e varejista estipulam juntos o nível de estoque mais indicado. Essas previsões são feitas com base em algumas referências da cadeia de suprimentos, como histórico de vendas, vendas atuais, tendências e até sazonalidade.
Assim, um dos principais benefícios dessa ferramenta é justamente eliminar falhas cometidas pelos clientes no momento do pedido e corrigir demais gargalos que estejam ocorrendo no processo de gestão de estoques e gerando prejuízos. Para isso dar certo, no entanto, é preciso que haja maturidade tecnológica e operacional na cadeia de suprimentos das duas partes envolvidas, principalmente do fornecedor. “Se uma indústria ainda não consegue gerenciar de modo apropriado o seu próprio estoque, como ela seria capaz de gerenciar o estoque de seus produtos no cliente? ”, provoca Leonardo Guerin, especialista em VMI.
Por outro lado, quando a indústria já está bem preparada para atender essa demanda, os ganhos são bem expressivos:
• Diminuição dos níveis de estoque através de reposições baseadas em números reais de consumo e políticas de estoque equilibradas;
• Aumento do nível de serviço e excelência no atendimento com produtos sempre disponíveis;
• Crescimento de faturamento e margem ao reduzir a falat de estoque e as promoções de itens em excesso ou obsoletos;
• Excelência operacional. Ao se beneficiar da eficiência dos processos da indústria, o cliente pode ter eventuais falhas corrigidas partilhando o controle do estoque;
• Mais tempo para dedicar a atividades estratégicas para o crescimento do negócio a partir do momento em que uma tarefa complexa como o gerenciamento de estoques é automatizada.
Outra vantagem importante da utilização do VMI na cadeia de suprimentos é a análise de demandas potenciais, que tem como objetivo ampliar as vendas por meio da diversificação adequada do mix de produtos.O especialista, Leonardo Guerin, explica que “a indústria tem seus produtos principais, os chamados “carros-chefes” de cada marca, mas em sua maioria, os produtos diferenciados oferecem as maiores margens”. A solução tecnológica ideal permite identificar os produtos com potencial de demanda e, assim, alavancar as vendas.
A gestão do VMI dentro de uma empresa depende de uma série de fatores e decisões, mas acima de tudo, da visão estratégica do board e gestores, que devem considerar esta uma ferramenta crucial para o crescimento saudável de um negócio.
Fonte: Neogrid