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Gestão, Estratégica & Cia

Se Peter Drucker é considerado o pai da gestão, Michael Porter é o pai da estratégia

In Club
Por In Club Posted on 17 de novembro de 2017
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Todo ou quase todo o conceito de estratégia que as empresas praticam hoje em dia foi concebido por Michael Porter, em 1980 com o lançamento do seu livro, Estratégia Competitiva, mundialmente conhecido e admirado.

Vivemos hoje numa sociedade da informação, consumimos informação o tempo todo, através de nossos celulares e computadores e estamos quase 24 horas plugados; temos uma necessidade quase patológica de interação virtual que nos leva muitas vezes a não perceber a realidade concreta ao nosso redor, interagir de fato, com os cinco sentidos com o que nos cerca, inclusive marcas, produtos e serviços.

Neste ambiente hiper conectado, onde virtual e real estão quase se tocando, Michael Porter e seus ensinamentos sobre estratégia e diferenciais competitivos são cada vez mais importantes e necessários para que as empresas consigam de destacar e garantir o seu crescimento a médio e longo prazos.

Afinal o que faz a marca A se destacar da B? O que faz com que optemos pelo produto X          e não o Y? O que mais me atrai neste serviço do que aquele?

De forma simplificada e objetiva, são os diferenciais competitivos relevantes, aqueles que proporcionam oportunidades de negócio mais “suculentas” para as empresas. Empresas que sabem interpretar os conceitos de Porter, trazê-los para a nossa realidade hiper informativa e conectada e assim desenvolver produtos e serviços que tenham a preferência de seus clientes e consumidores.

O lema da estratégia competitiva é ser diferente. Significa escolher, de forma deliberada um conjunto diferente de atividades para proporcionar um mix único de valores.

Empresas são mecanismos vivos, dinâmicos e nervosos; o que era bom ontem, talvez amanhã não faça mais sentido, daí a importância de criarmos culturas corporativas onde flexibilidade e agilidade sejam ativos dominantes. As empresas devem ser flexíveis para reagir com rapidez às mudanças competitivas e de mercado.

E neste ambiente volátil, onde a informação é talvez o ativo mais valioso de todos, as empresas devem estar 100% atentas ao uso da informação como uma vantagem competitiva de fato e não mais uma simples ferramenta que possibilita a transmissão e propagação de dados. No mundo de Porter, dados sozinhos não fazem mais sentido, grandes bases de dados que não estão a serviços da inteligência estratégica da empresa são caras e obsoletas. Para Porter, a tecnologia da informação exerce efeitos poderosos sobre a vantagem competitiva, tanto no custo, quanto na diferenciação.

E pensando nisto o que sua empresa tem feito de fato para extrair da informação diferenciais competitivos de peso, que aumentem a rentabilidade do negócio, que gerem oportunidades de crescimento substanciais?

Michael Porter é uma fonte quase inesgotável de possibilidades estratégicas, são “n” combinações de oportunidades estratégicas, que devidamente planejadas e bem calculadas podem mudar a realidade de sua empresa e seu mercado.

No próximo Gestão , Estratégia e Cia  vamos “mergulhar” mais a fundo nas estratégias de Porter e descobrir porque segundo ele,  as empresas devem buscar, e não evitar, as pressões e os desafios.

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Tags: estrategia

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- Ato administrativo que visa liqüidar a obrigação tributária, por meio da identificação do fato gerador ocorrido, determinação do sujeito passivo, mensuração da base de cálculo e aplicação de alíquota. Fonte: Tesouro Nacional - De acordo com o art. 53 da Lei 4.320/64, lançamento ... “é o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta”. Somente passam por esta fase as receitas provenientes de tributos ou derivadas. As receitas originárias, não estão sujeitas a lançamento e ingressam diretamente no estágio da arrecadação. Fonte: Manual da Receita do Governo Federal
Gestão
Ato de gerenciar a parcela do patrimônio público, sob a responsabilidade de uma determinada unidade. Aplica-se o conceito de gestão a fundos, entidades supervisionadas e a outras situações em que se justifique a administração distinta. Fonte: Tesouro Nacional
Fundo
Conjunto de recursos com a finalidade de desenvolver ou consolidar, por meio de financiamento ou negociação, uma atividade pública específica. Fonte: Tesouro Nacional
Fonte
É uma subdivisão das receitas correntes e de capital. Exemplo: Receitas Tributárias, receitas patrimoniais, receita de alienação de bens, etc. Fonte: Manual Técnico de Orçamento
Ativo
Bens, direitos e valores pertencentes a uma empresa ou pessoa. Exemplo: imóveis, dinheiro aplicado, ações, jóias etc. Fonte: Câmara dos Deputados