Os professores, José Paschoal Rossetti e Adriana Solé, desenvolveram a metodologia dos 8 Ps para auxiliar na aplicação efetiva das melhores práticas de governança corporativa.
Os 8 Ps que norteiam o desenvolvimento da governança corporativa são:
1. Propriedade
2. Princípios
3. Propósitos
4. Papéis
5. Poder
6. Práticas
7. Pessoas
8. Perenidade
1. Propriedade
Aqui o mais importante é saber como o capital social está distribuído e organizado. O jogo dentro de cada uma dessas empresas é diferente um do outro.
Podem ser elas: de capital misto, aberto ou fechado, familiar, consorciada, estatal, anônima, etc. O que a metodologia mede nessa instância?
• Coesão entre os acionistas
• Sucessão
• Blindagem societária
2. Princípios
Os princípios são a base da ética na governança.
São os donos que determinam a hierarquia de princípios que vai valer dentro da sua empresa. No entanto, apresentamos acima os 4 princípios fundamentais da governança corporativa que podem servir de inspiração.
O ideal é que os princípios sejam internamente compartilhados e externamente aceitos por todos todos.
3. Propósitos
Os propósitos e valores nos remetem à qualidade e à consistência de um planejamento estratégico. O que se mede aqui é o alinhamento entre missão, visão e os planos táticos de uma empresa.
4. Papéis
O importante é entender a segregação de papéis dentro de uma organização. O que faz um conselho de administração e uma diretoria executiva, e como essas atribuições e funções são desdobradas internamente.
Um exemplo prático: se na sua empresa a “rádio peão” for mais eficiente do que a comunicação formal entre os níveis, alguma coisa está errada. Quando a distribuição de papéis não está clara dentro de uma empresa, significa que a estrutura de poder está corrompida.
5. Poder
Quando falamos de poder, é preciso analisar a questão do autoritarismo x autoridade. O mais importante em uma estrutura de poder é que as lideranças sejam legitimadas pelo público interno.
6. Práticas
As bases práticas de governança corporativa estão relacionadas com 2 fatores principais:
• Data Driven: traduzindo ao pé da letra significa “Dados Dirigidos” e quer dizer que tudo que uma empresa faz e decide tem embasamento em dados.
• O (GRC) Governança, Risco e Compliance: visa garantir à integração dos processos dentro de uma organização, fazendo com que a estratégia de negócios aconteça de forma unificada e transparente, em conformidade com as políticas corporativas, leis e regulamentações, minimizando riscos.
7. Pessoas
O objetivo é medir a qualidade do RH e dos processos de Recursos Humanos. Se ele é estratégico ou não, como o clima organizacional é mapeado e desdobrado e a sucessão em todos os níveis hierárquicos. Lembre-se: a cultura organizacional é fator-chave para o sucesso.
8. Perenidade
O objetivo das empresas, na esmagadora maioria dos casos, é se manter em operação, ativas e crescendo sua participação nos mercados em que atuam.
A pergunta que fica destes 8 Ps é: Se a sua empresa não fizer absolutamente nada agora, ela estará viva daqui a 10 anos?
Fonte: Governança Já