O Business Intelligence (BI) – ou Inteligência de Negócio, em tradução livre –, de maneira geral, pode ser descrito como um processo que usa tecnologia para analisar dados e entregar informações que podem ser utilizadas por empresas para a tomada de decisões.
Com a volatilidade perene do mercado, é cada vez mais importante que empresários façam uso, em seus negócios, de uma grande análise de informações e variáveis. Porém, como realizar essa análise se todo dia 500 horas de conteúdo são publicadas no YouTube a cada minuto, quase 10 mil tuítes são enviados e quase 90 mil pesquisas são feitas no Google, segundo estatísticas do Hootsuite?
Dessa maneira, só é possível obter inteligência de mercado rapidamente, para a tomada de decisões, com o auxílio da tecnologia. “Para que isso possa ser feito de maneira eficaz e eficiente se torna inevitável o uso de BI para a conjuntura dessas análises de forma precisa e rápida”, explica Alexandre Scarpelli, especialista internacional em BI para a administração de empresas com eficiência e precisão preditiva.
Vantagem de mercado
O BI permite que as empresas antecipem e solucionem problemas preventivamente, a partir da combinação de estratégias de negócio, análise de dados, visualização de infraestrutura e ferramentas de informação, tornando a tomada de decisão mais embasada e rápida.
O acompanhamento e análise de diversos dados relacionados ao negócio viabilizam o planejamento estratégico por meio de decisões adequadas. “Apenas dessa maneira é possível saber se as metas estão sendo alcançadas ou se as estratégias devem ser modificadas para que isso ocorra”, esclarece Scarpelli.
O especialista ainda explica sobre seu papel tático no mercado: “O BI auxilia a organização a estruturar um planejamento estratégico para construir vantagens competitivas sustentáveis que agreguem valor ao negócio e às soluções oferecidas aos clientes”.
Portanto, além de otimizar processos internos, o BI ajuda a empresa a obter diferenciais competitivos, de modo a aumentar sua base de clientes por meio de um atendimento e uma logística de qualidade.
Fonte: Terra