Uma confluência de fatores – incluindo alta inflação, dificuldades econômicas e demandas em rápida mudança das partes interessadas – apresentou às organizações uma série de desafios em 2022.
À medida que avançamos no próximo ano, como os líderes podem equilibrar as demandas imediatas com a busca de longo prazo de crescimento?
Enquanto você se prepara para 2023, explore alguns dos melhores insights da McKinsey sobre estratégias comprovadas para alcançar crescimento de criação de valor:
Dez insights objetivos de crescimento com criação de valor:
- Coloque a vantagem competitiva em primeiro lugar: Comece com uma fórmula vencedora e escalonável. Objetividade e relevância são fundamentais neste processo.
- Faça da tendência sua amiga: Priorize mercados lucrativos e de rápido crescimento. “Surfe” nas ondas de tendências que surgirem ao longo do ano.
- Não seja um retardatário: Não basta seguir o fluxo – você precisa superar seus concorrentes. Atenção à concorrência indireta, muitas vezes renegada.
- Turbine seu núcleo: Foque no crescimento de seu core business: você não pode vencer sem isso.
- Olhe além do núcleo: Alimente o crescimento em áreas de negócios adjacentes.
- Cresça onde você conhece: Concentre-se em crescer onde você tem uma vantagem relevante. Mapeie com atenção seus alvos.
- Seja um herói local: Comprometa-se a vencer em casa. Olhe com carinho para mercados e segmentos que você conhece bem e lhes dê o devido foco.
- Torne-se global se puder vencer o local: Expandir internacionalmente só se você tiver uma vantagem transferível para o novo mercado-alvo.
- Adquira programaticamente: Combine crescimento orgânico saudável com aquisições em série.
- Tudo bem encolher para crescer: Pode impiedosamente seu portfólio, se necessário. Crescer, algumas vezes, requer algumas atitudes mais drásticas, mas que irão alavancar os resultados lá na frente.
Fonte: McKinsey & Company