Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam atualmente está relacionado com “como aumentar o compromisso dos funcionários”. De fato, calcula-se que um funcionário não comprometido tem um índice de absentismo 37% maior, é 18% menos produtivo e 15% menos rentável (de acordo com dados da Gallup). Encontrar uma maneira de resolver esse problema é vital, por isso cada vez mais empresas estão começando a observar com atenção a experiência de trabalho e quais são os fatores que a desenvolvem e a estimulam.
De acordo com um estudo recente realizado em oito países pela Unidade de Inteligência de The Economist (EIU), existe uma relação direta entre a experiência de trabalho e a tecnologia. Naquelas empresas digitalmente mais maduras, ou seja, que tenham avançado em sua transformação digital há no mínimo dois anos, 46% consideram que a tecnologia disponibilizada pela empresa contribui para melhorar a experiência de trabalho. Aquelas com mais impacto no setor são: as que permitem um acesso mais fácil à informação necessária para trabalhar (47%), as que oferecem a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar (43%), as que oferecem aplicativos que são fáceis de usar (39%) e as que permitem obter uma experiência de usuário similar à do consumidor (33%).
O que acontece é que, até agora, o foco das empresas na hora de avançar em sua transformação digital não tinha o funcionário como prioridade. A realidade atual requer que passemos da transformação digital à transformação das pessoas, e isto implica que a implementação de tecnologias tenha como foco ajudar os funcionários a atingir seu máximo potencial, ou seja, oferecer às pessoas a flexibilidade, a orientação e as ferramentas intuitivas que elas precisam para fazer seu trabalho melhor, e não apenas fazer mais e mais do mesmo.
Para atingir este objetivo, conhecer o que os funcionários necessitam torna-se fundamental. Por exemplo, na América Latina vemos uma demanda crescente dos funcionários por horários de trabalho mais flexíveis, pois os mesmos acreditam que, se trabalharem de forma remota, seriam mais produtivos . Isso abre todo um leque de oportunidades para que as empresas possam empoderá-los, identificando as melhores ferramentas para potencializar seu trabalho e contribuir para gerar uma melhor experiência.
O momento de avançar nessa mudança de foco é agora, principalmente porque se os funcionários estão mais comprometidos e são mais produtivos, isto impacta diretamente na satisfação dos clientes, na rentabilidade, na retenção de talentos e na capacidade de inovar – aspectos que nenhuma empresa vai querer deixar de lado.
Fonte: TI Inside/Juan Pablo Jiménez