Integrada a outros sistemas, ferramenta permite gestão completa de contratos, em conformidade com nova Lei de Licitações.
O novo sistema de contratações públicas e logística do Estado de Goiás – Sislog – foi lançado em 31/8, com apresentação da ferramenta para os servidores que trabalham na área, nas diversas secretarias do Governo de Goiás. O secretário de Estado da Administração, Bruno D’Abadia, abriu o evento de lançamento, que ocorreu no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, seguido de palestra com o advogado especialista em licitações Joel de Menezes Niebuhr.
O secretário Bruno D’Abadia lembrou que os servidores que atuam na área de licitações e contratos sempre enfrentaram burocracias e temor por toda aspereza das funções. Por essa razão, o secretário enfatizou que o foco da nova ferramenta é mitigar entraves, permitindo que a administração pública obtenha bens e serviços de forma inteligente, com preços adequados e com mais celeridade. “O Sislog vai facilitar esses processos, desburocratizar a área e deixá-los fazer o que é importante, que é a gestão com eficiência”, pontuou.
O Sislog substitui o Comprasnet.GO, que até então operacionalizava as contratações no Executivo estadual, trazendo uma série de inovações, como adequações dos processos à nova Lei de Licitações, a normativa 14.133/2021. Além da integração com os diversos sistemas que têm interligação com os processos de contratações, como o Siofi, o secretário da Administração apontou outras vantagens, como a integração do Sislog com o SEI, fazendo com que absolutamente todo o processo de compras e gestão de contratos ocorra em ambiente digital, sem etapas que envolvam documentos físicos; a ampliação das modalidades de contratação dentro do sistema, que incluirá pregão, dispensa eletrônica, concorrência e, em breve, leilão, abordando assim todas as modalidades – inclusive suas subdivisões.
O novo portal, além de processar as sessões eletrônicas de licitações, em que os fornecedores oferecem suas propostas com disputas entre os concorrentes, é ainda é uma ferramenta de gestão das contratações. Ele engloba todas as etapas das contratações, desde o planejamento institucional de compras e elaboração de documentos da fase interna das licitações até a gestão contratual e recebimento do objeto contratado. Além disso, é possível emitir relatórios e painéis com informações gerenciais que nortearão a tomada de decisões estratégicas pelos órgãos do governo.
Treinamentos
Durante o lançamento, foi anunciado ainda o planejamento de uma extensa agenda de cursos, que serão ofertados pela Escola de Governo, para a capacitação dos servidores quanto à nova Lei de Licitações e a operacionalização do novo sistema. “Serão diversos procedimentos de capacitação e treinamento que se iniciarão, já de imediato, em todas as áreas relativas à nova Lei de Licitação, com foco na nova ferramenta que está sendo entregue”, afirmou o responsável pela pasta.
Fonte: Jornal do Vale