Muito se fala sobre o metaverso. O termo, que caiu nas graças do público logo após a mudança do nome do Facebook para Meta, gera controvérsias e dúvidas sobre como se dará a aplicação do metaverso nas empresas.
E a corrida acirrada em busca de respostas tem um motivo. Um levantamento da Grayscale mostrou que essa evolução da internet pode gerar cerca de US $1 trilhão em receita anual.
Apesar de ter se popularizado há pouco menos de um ano, diversas empresas ao redor do mundo já tem investido na plataforma. Gucci, Nike, Microsoft e Disney são só alguns exemplos de companhias que já criaram experiências nessa extensão do mundo virtual.
No Brasil, grandes empresas varejistas e influenciadores digitais como a Satiko – avatar da apresentadora Sabrina Sato –, já estão presentes no Metaverso.
Diante desse panorama, entender o que é metaverso, os impactos dessa tecnologia e como ela está sendo aplicada às empresas é fundamental para manter o seu negócio competitivo em um contexto de intensa aceleração tecnológica.
O que é o metaverso?
Apesar de ser uma tecnologia considerada disruptiva, a ideia de um metaverso é, na verdade, antiga.
O termo apareceu pela primeira vez no romance Snow Crash, de Neil Stephenson, em 1992, para descrever um mundo virtual amplamente utilizado em seu futuro imaginado.
O conceito de metaverso traz consigo fundamentos de uma realidade alternativa onde existe uma réplica do mundo físico, totalmente imersiva, hiper-realista e coletiva.
Por meio dela, os usuários podem vivenciar experiências, conhecer pessoas, interagir com amigos e colegas de trabalho, assistir a shows e até mesmo realizar compras, que podem ir de roupas até terrenos.
De forma resumida, o metaverso nada mais é do que uma extensão da vida real, que existe graças à combinação de muitas outras tecnologias, como:
- Óculos de realidade aumentada/virtual;
- Avatares online com a personalidade e características físicas do usuário;
- Internet das Coisas (IoT);
- Inteligência artificial (AI).
Como já existem diversas empresas trabalhando no desenvolvimento do metaverso, a expectativa é que existam diferentes tipos de metaverso, cada um com o seu próprio conceito e particularidades.
O metaverso e os negócios: quais são as vantagens para as empresas?
Ainda que seja uma tecnologia em estágio embrionário e pouco acessível para a maioria da população, o metaverso conta com um grande potencial para alterar a maneira com que as pessoas interagem, trabalham, participam de experiências e se relacionam com marcas e empresas.
Hoje, ele já traz impactos ao mundo real, e grandes players do mercado já estão em uma corrida acirrada para lançar experiências exclusivas no universo.
- De acordo com o estudo Metaverse Hype, desenvolvido pelo instituto Gartner, estima-se que, até 2026, mais de 25% da população passará, ao menos, 1 hora no ambiente.
- Sendo assim, não há dúvidas de que a aplicação do metaverso nas empresas pode gerar diversos benefícios, como, por exemplo:
- Experiências de interação entre pessoas que não estão conectadas;
- Maior engajamento por parte dos consumidores;
- Possibilidades de marcas e empresas criarem histórias e experiências mais criativas e imersivas, o que gera uma conexão mais profunda com os consumidores;
- Criação de produtos exclusivamente digitais, como coleções de roupas e calçados;
- Ambientes de trabalho virtuais;
- Treinamentos e viagens imersivas;
Licitações Públicas no Metaverso : conheça aqui os seus usos potenciais na administração pública
Como vimos ao longo do artigo, o metaverso, e todas as tecnologias por trás dessa disrupção trazem mudanças e oportunidades significativas para os negócios, inclusive para o mercado de Compras Públicas.
A temática de Licitações no Metaverso esteve em pauta no VIII Congresso de Licitações e Contratos da OAB/SC, dentro do Summit Cidades 2022. Marina Miranda, presidente da Comissão de Conformidade e Compliance da OAB/SC e membro da Comissão de Integridade e do Comitê Gestor de Segurança da Informação, Privacidade e Proteção de Dados do TCE/S, e Ricardo Burrato, falam sobre a utilização do metaverso para a realização de licitações. Assista aqui o vídeo desta entrevista : https://www.youtube.com/watch?v=p6KLlhGRhYQ ( manter link ativo )
Fonte: Iugu/Thainara Carvalho e Youtube