A liderança estratégica é fundamental para o sucesso na gestão logística e de supply chain. Neste artigo, serão apresentados os três pilares fundamentais deste processo, que incluem a gestão de pessoas, novas possibilidades de entregas e inovação.
O primeiro pilar aborda o que é essencial para liderança efetiva. O antigo perfil controlador de gestão está ultrapassado, e os líderes precisam saber delegar funções e descentralizar as atividades. A autonomia da equipe é fundamental, assim como a comunicação fluida e direta, confiança, transparência e contratações-chave.
O segundo pilar trata das novas possibilidades de entregas, com a introdução de modelos que revolucionaram as compras de suprimentos, entrega e fidelização de clientes, como a jornada do consumidor e os pilares do ESG. O gestor precisa estar atento a essas mudanças e buscar empresas que possam ajudar na cadeia operacional, para que possa focar no engajamento da equipe.
Por fim, o terceiro pilar destaca a importância da inovação para desenvolver novas formas de crescimento para os negócios. Os gestores precisam estar alinhados com as novas tecnologias, automação e opções de startups. É preciso sair da caixa e buscar oportunidades, como parcerias, fusões e aquisições.
Para se destacar na gestão de suprimentos e logística, é imprescindível adotar uma visão abrangente e voltada para o futuro. O SCM é fundamental para o sucesso da empresa, e os profissionais devem se tornar referência estratégica para evitar serem considerados apenas custos, mas uma visão de crescimento sustentável e contínuo.
Ao contar com uma liderança eficaz e inovadora é possível atingir níveis elevados de desempenho e alcançar objetivos de negócios, ao mesmo tempo em que se promove o bem-estar da equipe, dentro e fora da organização.
Estes conceitos de liderança, jornada do clientes, ESG e inovação são “velhos conhecidos” das empresas e de seus gestores, mas na prática o que tem sido feito de forma concreta e mensurável para acelerar a adoção destes pilares na gestão de seus negócios, inclusive nas Compras e Licitações Públicas? Uma pergunta que suscita uma série de possibilidades para uma nova era na gestão de SCM.
Fonte: Mercado e Consumo/ Vinicius Pessin